sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Histórias de amor sem final feliz (2): Amélia & Ricardo & Paula

Amélia & Ricardo & Paula


     Toda a gente na escola sabe que Ricardo gosta de Amélia e que esta o despreza.
     Ricardo é o que se pode chamar um rapaz normal, que joga futebol, vai ao cinema, gosta de música moderna e de ar livre. Apenas nos amores é reservado, o que até lhe dá alguma popularidade entre as raparigas e leva os amigos a chamar-lhe Camões, vá lá saber-se porquê. Nem gosta de poesia.
     Amélia é volúvel e contam-se mil histórias acerca da sua leviandade. É bonita, desinibida e os rapazes andam sempre à volta dela. As raparigas, por sua vez, invejam-na e algumas, como Paula, a pálida amante de filosofia e de escritores russos, odeiam-na por brincar com os sentimentos de Ricardo.
     Ricardo já teve as suas intimidades com Amélia, mas o que lhe pareceram promessas secretas de amor eterno foram, para ela, apenas uns divertimentos momentâneos. Vive iludido, mas ela nem dá conta dessa ilusão.
     Hoje é o dia da festa das festas, o encerramento do ano letivo, o início das férias e do verão. Depois, para a maioria dos estudantes, virá a faculdade. Ricardo espera com grande ansiedade a confirmação de Amélia, que lhe tinha prometido ir com ele – ou, pelo menos, julga ter ouvido essa promessa.
     Mas o único convite que lhe chegou, há mais de uma semana, foi o de Paula, como sempre. Paula, a colega magra e elegante, a intelectual da turma. Paula, que gosta (muito) de Ricardo, que procura evitá-la. Porque gosta de Amélia.
     Ricardo tem andado dividido: entre o silêncio de Amélia e a insistência de Paula, fica difícil escolher. Os amigos chamam-lhe idiota: Paula, a morena de ar sofredor, tem até muito encanto, e está disponível, desejosa, a seus pés. Idiota.
     Quase à última hora, desesperado e ainda cheio de angustiantes dúvidas, aceita o convite de Paula. Vai buscá-la a casa, ao final da tarde, e ela, radiante, desce as escadas ao seu encontro.
     Estão a beijar-se no rosto quando o telemóvel de Ricardo avisa que chegou um SMS.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Esteja à vontade para comentar. E escreva na língua que lhe apetecer, mas escreva bem!